Novidades

Hospital Santa Joana Recife completa 40 anos de pioneirismo em medicina hospitalar

Publicado dia às 08:00.
Hospital Santa Joana
Hospital Santa Joana Recife

Para celebrar a data, complexo lança o modelo Americas Oncologia, referência nacional na especialidade

Fundado em 1979, o Hospital Santa Joana Recife (HSJR) comemora, em abril, 40 anos. Para marcar a data, a instituição, que é reconhecida como um dos complexos hospitalares mais importantes do país, vai receber o Americas Oncologia, serviço que já é referência nacional na especialidade.

Com uma linha completa de cuidado, do diagnóstico ao tratamento, o Americas Oncologia se baseia em um modelo de assistência que une acolhimento, agilidade, atenção individualizada e as tecnologias mais modernas na área. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional, integrando nutricionistas, psico-oncologistas, radiologistas, cirurgiões e farmacêuticos, promovendo uma perspectiva integral do bem-estar dos pacientes, a fim de prevenir intercorrências, atenuar efeitos colaterais e potencializar o sucesso do tratamento.

 “A implantação deste centro vai trazer aos pacientes oncológicos de Pernambuco um modelo de atenção completa, contribuindo para a melhoria de seus resultados clínicos”, destaca Raphael Brandão, diretor do Americas Oncologia.

“Construímos uma história de excelência em medicina hospitalar, motivados por oferecer a melhor experiência aos nossos pacientes e profissionais. Resultados médicos, qualidade de serviços e alta tecnologia continuarão pavimentando nossas próximas conquistas”, celebra Alberto Cherpak, diretor do hospital Santa Joana Recife.

História de pioneirismos – Durante seus 40 anos, o Hospital Santa Joana Recife se destacou pelo pioneirismo na área médica. Em 1995, diversificando sua atuação no setor de saúde, o hospital investiu na área de diagnóstico por imagem. Foi criado o Santa Joana Recife Diagnóstico (SJRD), que possui duas unidades e oferece mais de 400 exames, além de contar com os mais avançados equipamentos do país. 

A partir de 1999, a população passou a contar com os cuidados da Multiemergência, que é, hoje, uma das mais procuradas no Estado nos casos de acidentes graves por fazer o atendimento a politraumatismos.

Em 2001, o hospital foi o primeiro do país a receber o certificado ISSO:9001:2000 atribuído a um serviço de cardiologia. Também foram certificados o Controle de Infecção Hospitalar, a Multiemergência, a Emergência Coronariana e a UTI do Coração.

Em 2012, a expansão da Unidade Clínico-Cirúrgica (UCC) representou um aumento de 20% no número total de leitos para pacientes que necessitam de tratamento ou internamento, seja clínico ou cirúrgico. Foi inaugurado um novo CTI em um andar inteiro de 750m2, com equipamentos de última geração.

Ainda em 2012, o hospital recebeu a certificação da Joint Commission International (JCI) – a mais importante da área hospitalar, com recertificações em 2015 e em 2019. “Receber, pela terceira vez, a certificação JCI é um endosso inequívoco à excelência dos nossos serviços, reconhecendo a dedicação de nossos profissionais e reafirmando a qualidade que oferecemos para nossos pacientes”, afirma Alberto Cherpak, diretor executivo do Hospital Santa Joana Recife.

Em 2016, a instituição realizou a primeira cirurgia robótica de Pernambuco, com o robô Da Vinci, o Si HD. No mesmo ano, implantou um centro de robótica, primeiro passo para a consolidação do hospital como referência no treinamento e na capacitação da classe médica das regiões Norte e Nordeste nessa tecnologia.

Em 2015, o complexo hospitalar Santa Joana Recife passou a integrar o UnitedHealth Group Brasil, recebendo novos investimentos em tecnologia, estrutura e novos serviços.

Em meados de 2018, anunciou a construção de um novo prédio hospitalar, integrado ao atual complexo, com 15 andares e cerca de 15 mil m².  Com isso, a instituição vai dobrar seu número de leitos nos próximos dois anos, passando dos atuais 160 para mais de 300. A nova torre abrigará o mais moderno centro cirúrgico das regiões Nordeste e Norte.

Já em 2019, lançou o Centro de Obesidade e Diabetes, com equipe especializada e atendimento multidisciplinar, renovando seu compromisso em expandir núcleos de excelência em tratamento de condições clínicas especiais.

Cadastre-se e receba novidades por e-mail