Novidades

Santa Joana Recife inicia utilização da robótica em cirurgias

Publicado dia às 15:16.
Hospital Santa Joana
Hospital Santa Joana Recife

Treinamento de médicos de Pernambuco contará com acompanhamento de especialistas dos Estados Unidos, Rio de Janeiro e São Paulo

O Hospital Santa Joana Recife iniciou, em abril de 2016, a utilização da cirurgia robótica para treinamento dos especialistas em clínica geral, urologia, proctologia e bariátrica. Com a iniciativa, torna-se a primeira instituição hospitalar do Norte e Nordeste a contar com a mais moderna versão do robô Da Vinci, o SiHD, e o primeiro hospital de Pernambuco a oferecer à população do Estado um centro de robótica, instalado em um novo bloco cirúrgico, reformado recentemente.

“Este é o primeiro passo para consolidar o Santa Joana Recife como referência no treinamento e capacitação em robótica para a classe médica do Norte e Nordeste, regiões onde o hospital é referência em atendimentos de média e alta complexidade”, ressalta o diretor-presidente do hospital, Dr. Eustácio Vieira.

Um dos diferenciais da cirurgia robótica está relacionado à precisão dos movimentos e, com o a versão HD do robô Da Vinci, à visualização em alta definição. “Com o uso do equipamento, é como se o médico pudesse girar o pulso 360 graus, impossível numa cirurgia tradicional e, além disso, com um campo de visão dez vezes maior da área operada”, explica Vieira. Para os pacientes isso representa mais segurança durante os procedimentos e uma redução dos dias no período de recuperação, uma vez que o procedimento é menos invasivo.

Durante o programa de treinamento serão realizadas cirurgias por especialistas (proctors) em robótica dos Estados Unidos, Rio de Janeiro e São Paulo, com acompanhamento de seis médicos selecionados no estado. “A capacitação é um aspecto importante, visto que está diretamente relacionada à qualificação exigida para que os profissionais treinados possam utilizar a tecnologia em benefício dos pacientes, com a segurança devida”, explica o presidente. Para estas cirurgias assistidas, os pacientes estão sendo selecionados com base nas especialidades dos procedimentos médicos com indicação para uso da robótica.

Cadastre-se e receba novidades por e-mail