O Hospital

Apresentação

Apresentação

O Hospital

Fundado em 1979, o Hospital Santa Joana Recife é reconhecido como um dos complexos hospitalares mais importantes do país, destacando-se em diversas especialidades médicas.

Desde a sua fundação, o hospital tem por essência a promoção de melhorias que garantam a qualidade e segurança assistencial, através do constante investimento em equipes, tecnologia, melhoria dos processos administrativos / operacionais e na sua infraestrutura para que seja colocado à disposição dos seus clientes o que há de melhor e mais moderno.

Diversificando sua atuação no setor de saúde, em 1995, o hospital investiu na área de diagnóstico por imagem. Foi criado o Santa Joana Recife Diagnóstico (SJRD), que possui duas unidades e oferece mais de 400 exames, além de contar com os mais avançados equipamentos do país. Em 2002 foi inaugurada a Unidade Avançada do Santa Joana Recife Diagnóstico, na Rua Dom Bosco.

No ano seguinte, a estrutura passou a dispor da Unidade de Oncologia, ao lado do prédio principal, para o tratamento quimioterápico contra o câncer. Ainda neste ano, foi inaugurado o Day Clinic, voltado a pacientes com atendimento programado e pouco tempo de permanência hospitalar.

A partir de 1999, a população passou a contar com os cuidados da multiemergência, que é, hoje, uma das mais procuradas no Estado nos casos de acidentes graves por fazer o atendimento de politraumatismos. A emergência do Santa Joana Recife é formada por uma equipe multidisciplinar com médicos de várias especialidades.

Em 2001, o hospital inaugurou o MedCenter, destinado a cirurgias de pequena e média complexidade, que abriga um bloco cirúrgico independente, além da unidade pediátrica para o tratamento clínico e cirúrgico de crianças. Ainda em 2001 o hospital tornou-se membro fundador da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). A associação gerada por 21 hospitais bastante amadurecidos, com excelente conhecimento e prática dos cuidados assistenciais ao paciente e, sobretudo compromisso com a sociedade e com a vida. Nos últimos anos passou a ser uma entidade mais aberta ao inter-relacionamento com as instituições privadas, públicas e governamentais, discutindo e contribuindo com estudos e propostas para a saúde do Brasil.

Em 2009, o hospital decidiu por redesenhar o seu modelo de gestão e contou com o apoio da Consultoria Falconi (antigo Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG) na condução deste processo.

Em 2012, O HSJR recebeu a certificação da Joint Commission International (JCI) – mais importante e conceituado certificado internacional da área hospitalar, que é certamente almejado por muitos, porém poucos hospitais o alcançam – e, em 2015, a recertificação. Atualmente, conta com 183 leitos, sendo 73 de unidade de terapia intensiva (UTI), distribuídos entre adulta, coronariana, pediátrica, neonatal e de cuidados especiais, além de três centros cirúrgicos.

Em 2014, dentro de um processo de melhoria contínua, iniciou-se um convênio com a Fundação Dom Cabral (FDC), através da adesão ao PAEX- Programa Parceiros para Excelência, que tem por finalidade intercâmbio, interação, desenvolvimento, adaptação de tecnologias de gestão empresarial e a capacitação dos profissionais, com o objetivo de melhorar a competitividade da instituição.

Possui uma das maiores emergências privadas do Estado de Pernambuco, com nove especialidades em regime de plantão: Clínica Geral, Neurologia, Traumatologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Cardiologia, Pediatria, Ultrassonografia e Anestesia. Em 2016, tornou-se a primeira instituição hospitalar da região Nordeste a contar com um centro de cirurgia robótica.

Marcos Históricos

1979
Fundado em 1979, o Hospital Santa Joana Recife é reconhecido como um dos complexos hospitalares mais importantes do país, destacando-se em diversas especialidades médicas. Desde a sua fundação, o hospital tem por essência a promoção de melhorias que garantam a qualidade e segurança assistencial, através do constante investimento em equipes, tecnologia, melhoria dos processos administrativos / operacionais e na sua infraestrutura para que seja colocado à disposição dos seus clientes o que há de melhor e mais moderno.
1995
Diversificando sua atuação no setor de saúde, em 1995, o hospital investiu na área de diagnóstico por imagem. Foi criado o Santa Joana Recife Diagnóstico (SJRD), que possui duas unidades e oferece mais de 400 exames, além de contar com os mais avançados equipamentos do país. Em 2002 foi inaugurada a Unidade Avançada do Santa Joana Recife Diagnóstico, na Rua Dom Bosco.
1996
A estrutura passou a dispor da Unidade de Oncologia, ao lado do prédio principal, para o tratamento quimioterápico contra o câncer. Ainda neste ano, foi inaugurado o Day Clinic, voltado a pacientes com atendimento programado e pouco tempo de permanência hospitalar.
1998
Implantação da primeira Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em um hospital particular de Pernambuco, muito antes da legislação sobre o tema entrar em vigor.
1999
A população passou a contar com os cuidados da multiemergência, que é, hoje, uma das mais procuradas no Estado nos casos de acidentes graves por fazer o atendimento de politraumatismos. A emergência do Santa Joana Recife é formada por uma equipe multidisciplinar com médicos de várias especialidades.
O hospital inaugurou o MedCenter, destinado a cirurgias de pequena e média complexidade, que abriga um bloco cirúrgico independente, além da unidade pediátrica para o tratamento clínico e cirúrgico de crianças.
2000
O Santa Joana Recife passa a ser o primeiro hospital do Brasil a oferecer o serviço de remoção aérea de pacientes, usando jato e helicóptero Bell 407 próprios.
Aquisição do primeiro angiógrafo biplanar tridimensional da América Latina, que permite a realização de exames e intervenções com maior rapidez e alta qualidade de visualização.
2001
O Santa Joana Recife foi o primeiro hospital do País a receber o certificado ISO:9001:2000 atribuído a um serviço de cardiologia. Também foram certificados o Controle de Infecção Hospitalar, a Multiemergência, a Emergência Coronariana e a UTI do Coração.
2005
Ampliação do Centro de Cardiologia, com a duplicação do número de leitos.
2006
Instalação de nova Maternidade, ocupando um andar inteiro do prédio, além de Berçário, Unidade Neonatal e o Baby Lounge/Vip Lounge (espaço para comemorações).
O Santa Joana Recife inicia a campanha educativa Verão com Saúde. O intuito é alertar a população sobre cuidados com a saúde e meio ambiente. Em 2007 é criado o Inverno com Saúde.
2007
Central de Acolhimento e Relacionamento (Care), primeira central de relacionamento e serviços para acompanhamento do paciente com atendimento bilíngue em um hospital do Nordeste.
2008
O Santa Joana Recife inicia a preparação para obter a mais renomada certificação internacional na área de saúde, conferida pela Joint Commission International (JCI).
2009
Ampliação e renovação completa da Unidade de Oncologia, que ganhou um ambiente mais moderno, novos equipamentos e manteve o atendimento que é referência desde a fundação.
2010
Aquisição dos mais modernos equipamentos, entre ressonâncias magnéticas abertas, tomógrafo e angiógrafo.
2011
Inauguração do imóvel de estilo neoclássico do início do século XX, que oferece restaurante, áreas de acolhimento e lounge para eventos, que se comunica com a Maternidade através de videoconferência.
2012
A expansão da Unidade Clínico-Cirúrgica (UCC) representou um aumento de 20% no número total de leitos para pacientes que necessitam de tratamento ou internamento, seja clínico ou cirúrgico.
Novo CTI, um andar inteiro de 750m2, com equipamentos de última geração. Dois leitos foram projetados para pacientes que necessitam de isolamento e fluxo de corrente de ar diferenciado.
O HSJR recebeu a certificação da Joint Commission International (JCI) - mais importante e conceituado certificado internacional da área hospitalar, que é certamente almejado por muitos, porém poucos hospitais o alcançam – o hospital decidiu por redesenhar o seu modelo de gestão e contou com o apoio da Consultoria Falconi (antigo Instituto de Desenvolvimento Gerencial – INDG) na condução deste processo.
Foi construído um novo Centro de Materiais e Esterilização. O setor é responsável pela higienização e esterilização dos materiais de uso médico-hospitalar.
2013
Unidade de Oncohematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) oferece espaço físico adequado e equipe capacitada, seguindo normas internacionais de segurança do paciente, além de atender todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde.
Unidade de Dor Torácica oferece vigilância especial para o paciente.
UTI Pediátrica dobra o número de leitos e ainda conta com novos equipamentos.
Ampliação do Centro Cirúrgico oferecendo área exclusiva para avaliação pré-anestésica, conferindo mais segurança para o procedimento cirúrgico.
Nova Multiemergência com mais espaço, mais médicos e mais tecnologia. Conta com o sistema Pacient Inteligent Identification para controle de permanência.
2014
Dentro de um processo de melhoria contínua, iniciou-se um convênio com a Fundação Dom Cabral (FDC), através da adesão ao PAEX- Programa Parceiros para Excelência, que tem por finalidade intercâmbio, interação, desenvolvimento, adaptação de tecnologias de gestão empresarial e a capacitação dos profissionais, com o objetivo de melhorar a competitividade da instituição.
2015
Recertificação da Joint Commission International.
2016
Ao longo de 2016 passou a oferecer à população o primeiro centro de cirurgia robótica do estado de Pernambuco e consolidou-se como referência hospitalar no treinamento e capacitação de suas equipes com a versão mais moderna do robô Da Vinci SiHD.
2017
O complexo hospitalar Santa Joana Recife integra a UnitedHealth Group, e faz parte do Americas Serviços Médicos. Destacam-se, ao longo de 2017, investimentos na nova fachada para o complexo hospitalar, um projeto de melhoria de acessibilidade com a ampliação da recepção central, a construção de 3 novas torres de elevadores, além de investimentos permanentes nas especialidades de Geriatria, Cirurgia Cardiovascular, Oncohematologia, Urologia e Cirurgia Bariátrica. Ainda em 2017, terá início a expansão do complexo hospitalar Santa Joana Recife com a construção de uma nova torre. Tudo isso para trazer ainda mais conforto, qualidade e segurança a seus pacientes.

Missão

Proporcionar excelência em assistência à saúde, com permanente aperfeiçoamento humano, inovação tecnológica e responsabilidade socioambiental.

Valores

  • Compromisso com a vida;
  • Ética e segurança, com humanização no atendimento;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional permanente;
  • Confiabilidade e valorização dos relacionamentos;
  • Pioneirismo e aperfeiçoamento tecnológico;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Orgulho no que fazemos.

Estrutura

VIP Lounge

espaço exclusivo para os familiares e amigos na espera do nascimento do bebê;

Cozinha Climatizada

com estrutura pioneira, prima pela eficiência e qualidade das refeições servidas;

Unidade de apoio

casarão do final do século passado serve de suporte para a instalação de serviços e ambientes especiais;

Heliponto

garante rapidez no caso de extrema urgência;

Casarão

agrega restaurante, cyber café e VIP Lounge.

Cadastre-se e receba novidades por e-mail